sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FRANCO, C. de Silva Maria. Homens livres na Ordem Escravocrata.


A autora explica como se procedeu  a formação histórica da sociedade brasileira, então ela utiliza da perguntas como: Qual o significado do trabalho escravo na produção colonial moderna?
Ao longo do texto, Franco faz a comparação entre as condições antiga de escravidão, com as condições modernas, usando no seu artigo o exemplo do campesinato, utilizando-se da categoria “caipira”, para os indivíduos que vivem no meio rural.
Maria Silvia de Carvalho Franco, fala do homem moderno “livre”, que foi expropriado da nova relação de trabalho, e não foi integrado à produção mercantil, destituído dos meios de produção, ou seja, os homens do campo.
Durante o decorrer do texto, a autora coloca a questão da violência como sendo um ponto de partida Histórico, que em todos os momentos da vida social do individuo  ela está presente, ela trabalha as relações sociais, como sendo produto das formas de socialização do ser, fazendo com que o autor reflita sobre a importância desses valores nesse processo de socialização. A autora utiliza testemunhos para explicar o comportamento do individuo do meio rural, usando relatos de conflitos que ocorreu entre vizinhos, conflitos nas relações de trabalho (mutirões), conflito dentro da família (parentesco), e como esses conflitos são importantes para a constituição da moralidade, fazendo ao mesmo tempo uma analise do capitalismo e suas etapas, etapas que afetam a vida dentro das comunidades e sua organizações sociais da sociedade Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário