sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. Lisboa: Edições 70, editora perspectiva, p.57-74, 1991.


Mary Douglas, no seu livro “Pureza e perigo”, faz uma analise da Antropologia Social, tendo sua linha de analise refletida na herança de E. Durkheim. A autora tenta fazer a compreensão e explicação do que seria puro e impuro através da analise de rituais em vários povos e suas culturas, ela usa como exemplo as religiões Judaica e Cristã, fazendo uma breve analise da bíblia conhecida como levítico(velho testamento).
Em seguida  mostra vários conjuntos de rituais que pretende conduzir os adeptos da pureza espiritual, utilizando os alimentos como sendo puros e impuros para cada religião, usando a explicação do que seria puro/impuro, limpo/sujo, contagio/purificação, ordem/desordem, através dos tipos de alimentação, habitat de cada animal a ser consumido, aparecia de cada animal.
 A religião acaba sendo o tema central, onde a autora faz a analise das sociedades de heranças Judaica e Cristã, indicando como esse sistema e fornecedor de sentido para a experiência social e para o estabelecimento das redes de sociabilidade.


Um comentário:

  1. Gostaria de saber qual a influencia que o povo judeu deixou na cultura e nas genealogias do povo brasileiro, visto que nos primeiros anos da década de 20 houve uma chuva de imigrantes para a América do Sul, principalmente, Brasil, Uruguai e Argentina!

    ResponderExcluir